Administrar as finanças de um projeto é um desafio complexo para qualquer organização. O sucesso de um empreendimento muitas vezes depende de uma gestão financeira eficiente e detalhada.
Abaixo temos um fluxo simples desse processo:

O Adaptive Work oferece suporte em todas essas etapas do processo, porém iremos dar foco nesse post na etapa de “Inserir as informações na ferramenta”.
No objeto de projetos, temos o módulo de Planejamento Financeiro que pode ser acessado através desse caminho
Seu foco é em planejar, gerenciar e acompanhar as finanças do projeto fornecendo de maneira rápida e simples a visão do orçamento. Abaixo temos uma visão da funcionalidade com foco em receita:

Podemos ver que estão controlando dois recursos que são despesas operacionais, conhecidos como Opex. Esses recursos são os Lead Fechados e as Oportunidades Fechadas.
Os valores inseridos nesses recursos são feitos de forma automática, através de um arquivo de carga ou de forma manual, diretamente na ferramenta.
No canto direito, temos o acumulado chamado Totals, que mostra o resultado alcançado por esse projeto. Para o Q3 e Q4 de 2024, o orçamento era de R$243.000,00, mas a receita real obtida foi de R$237.000,00, resultando em uma diferença de R$6.000,00 abaixo da meta orçada.
Abaixo temos um exemplo de controle de receita para recursos laborais:

O AdaptiveWork utiliza diversos fatores para calcular a receita planejada e a receita real, podendo ser feito de forma automática ou manual. Essa abordagem será detalhada em outro artigo, caso seja vocês queiram.
Chegamos ao final deste post, e esperamos que as informações compartilhadas sobre o AdaptiveWork e o Planejamento Financeiro tenham sido úteis e esclarecedoras para você. Nosso objetivo é fornecer soluções eficientes para o gerenciamento de projetos, e sua opinião é fundamental para continuarmos aprimorando nossos serviços.
Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão, não hesite em nos contatar. Estamos ansiosos para ouvir o que você tem a dizer e aprender com suas experiências.
Atenciosamente,
Equipe TWRT
Referências e link úteis:
DESTAQUE DO YOUTUBE
O Mendix, ecossistema de desenvolvimento low-code avaliado como líder pelo Gartner, nos reconhece como um Silver Partner.
Criar Relatórios no AdaptiveWork: Passo a Passo Completo
Slide Publisher com AdaptiveWork
Planview AdaptiveWork: Como Gerenciar Ativos
AdaptiveWork – MeetingNotes
WhiteBoard no AdaptiveWork : Como Funciona ?
TimeSheets no AdaptiveWork
A Importância do BI em uma Empresa e como os Relatórios e Dashboards do AdaptiveWork Podem Ajudar
Checklist : Uma ferramenta, assegurando que todos os requisitos de qualidade sejam verificados e cumpridos antes da entrega ao consumidor