Introdução
A aplicação de controle de permissões e gestão de procurações tem como objetivo otimizar e centralizar o processo de concessão de autorizações no ambiente corporativo, principalmente dentro do sistema SAP. Esse sistema oferece uma solução para o gerenciamento eficiente de permissões que são atribuídos internamente aos colaboradores, além de controlar as procurações para ações específicas, como assinaturas, aprovações e decisões de negócios com foco para compras e vendas.
Contextualização
Em organizações de grande porte, o controle de permissões e a gestão de procurações são processos críticos para garantir que autorizações sejam concedias de maneira segura, rastreável e em conformidade com as políticas internas e exigências regulatórias. Esses instrumentos legais e administrativos permitem que determinadas pessoas ou grupos de colaboradores atuem em nome da empresa em situações específicas, como aprovação de documentos, gestão de contratos, negociações financeiras, entre outros.
Desenvolvimento
A aplicação foi desenvolvida utilizando o framework .NET, além de sua fácil integração com diversos serviços externos, como o SAP, o framework oferece grande flexibilidade para futuras alterações e correções, pois há um grande leque de soluções corporativas. A integração entre a aplicação e o SAP é feita por meio do Remote Function Call (RFC), uma tecnologia que permite a comunicação direta entre sistemas, facilitando a execução de funções remotas no SAP e a troca de dados entre os ambientes.
A tela de Cadastro de Permissão permite que o usuário insira informações sobre o colaborador e o tipo de permissão que será concedido. Após o preenchimento, o sistema envia uma solicitação para aprovação do gestor.
O usuário preenche campos como nome, tipos de permissão e validade. Após o cadastro, um e-mail é enviado automaticamente ao gestor para aprovação ou reprovação.
Figura 1 – Tela de cadastro de permissão
Após cadastro da solicitação de permissão, enviamos um e-mail para o gestor diretamente para que ele faça a aprovação ou reprovação da solicitação.
Figura 2 – E-mail para aprovação ou rejeição
Após envio de e-mail, o gestor pode aprovar ou reprovar a solicitação. Se aprovado, o sistema faz a integração via RFC com o SAP, registrando a permissão no sistema. Se reprovado, a solicitação é simplesmente cancelada.
Figura 3 – Atuação do gestor na solicitação de Permissão
Além dos permissão, a aplicação faz controle de procurações para gerenciar diferentes tipos de procurações, garantindo que cada uma seja tratada de acordo com sua especialidade. Atualmente, existem quatro tipos principais de procurações que podem ser cadastradas e gerenciadas no sistema, sendo elas:
Procuração Tipo 01: Esse tipo de procuração é utilizado para delegar poderes gerais a um colaborador, permitindo que ele atue em nome da empresa em diversas situações.
Procuração Tipo 02: Focada em situações pontuais, essa procuração é usada para delegar poderes em casos específicos, como a assinatura de um contrato ou a representação da empresa em um evento.
Procuração Tipo 03: Essa procuração autoriza pessoas externas à organização, como prestadores de serviços ou parceiros comerciais, a agirem em nome da empresa em determinadas funções.
Procuração Tipo 04: Voltada para o setor comercial, essa procuração concede poderes para representantes da empresa realizares negociações de vendas, contratos comerciais e operações de exportação.
Figura 4 – Tela de cadastro de procuração padrão
Conclusão
A aplicação de controle de permissão e gestão de procurações, desenvolvida em .NET com integração via RFC ao SAP, oferece uma solução centralizada e segura para gerenciar autorizações dentro da empresa. Com funcionalidades específicas para diferentes tipos de procurações e permissões, o sistema otimiza o fluxo de aprovações, garantindo conformidade, rastreabilidade e eficiência.
A integração com o SAP permite que todas as autorizações sejam registradas em tempo real, facilitando o controle e a transparência dos processos. Isso fortalece a gestão interna, assegurando que as delegações de permissões sejam tratadas de forma padronizada e auditável.
DESTAQUE DO YOUTUBE
TimeSheets no AdaptiveWork
A Importância do BI em uma Empresa e como os Relatórios e Dashboards do AdaptiveWork Podem Ajudar
Checklist : Uma ferramenta, assegurando que todos os requisitos de qualidade sejam verificados e cumpridos antes da entrega ao consumidor
O que é o ProcurAuthorize ?
TWRT no Mendix Transform 2024: Inovação, Tecnologia e Engajamento
Consolidação de cargas – .NET
AdaptiveWork – Aprovações com InterAct e Widget
Mendix Transform 2024 acontecerá em 2 semanas. Prepare-se!