As notas de atualização (Release Notes) contêm atualizações sobre funcionalidades gerais, recursos de disponibilidade controlada e anúncios importantes. A seguir, detalharemos as novas funcionalidades disponíveis para os usuários do AdaptiveWork a partir do dia 16 de março de 2025.
Essas atualizações são projetadas para aprimorar a experiência do usuário com o AdaptiveWork, especialmente com a introdução de novas funcionalidades alimentadas por IA, que ajudam a agilizar o trabalho e proporcionar insights importantes durante o gerenciamento de projetos. Estas atualizações incluem também correções de bugs e melhorias de performance.
Nesta atualização do AdaptiveWork, apresentamos melhorias e novos recursos divididos em duas categorias: “Recursos de disponibilidade geral”, com funcionalidades já disponíveis para todos os usuários e “Recursos de disponibilidade controlada”, que incluem recursos liberados de forma controlada. A seguir, explicamos em detalhes cada uma dessas atualizações.
1 – Recursos de disponibilidade geral.
AI | Copilot
Integração do AdaptiveWork com o Copilot, um agente múltiplo que permitirá a você:
- Consultar a documentação do AdptiveWork, ajudando a melhorar o engajamento e a adoção do produto.
- Consultar os dados dos seus projetos e receber insights que não são facilmente visíveis, impulsionando a eficiência.
- Segmentar e resumir os dados dos seus projetos que podem ser compartilhados com seus stakeholders.
- Identificar áreas problemáticas e sugerir ações, ajudando a reduzir os riscos estratégicos e aumentar a receita.

Figura 1 – Interface da integração do Copilot com o AdaptiveWork
Assistente de Texto
O Assistente de Texto permite que os usuários se tornem mais produtivos através da aplicação com IA ajudando-os a melhorar rapidamente o texto inserido em todas as áreas de texto. Ele permite corrigir ortografia, ajustar comprimento, tom e traduzir texto dentro do AdaptiveWork.

Figura 2 – Exemplo de campos de texto apromorados com AI
Novo tipo de cobrança de Times & Materials
Agora você pode gerenciar contratos T&M (Time & Materials) com um limite máximo de faturamento. Nesse modelo híbrido, é possível definir um preço fixo ou um orçamento máximo de horas, garantindo que a receita não ultrapasse esse limite.
O contrato T&M combina características de contratos tradicionais de tempo e materiais com elementos de preço fixo. O cliente paga com base no tempo trabalhado e nos materiais utilizados, mas dentro de um custo máximo previamente acordado. Esse limite protege o orçamento do cliente e evita gastos inesperados.
Novos Campos de Receita Sugerida por Fase Temporal (Timephase Suggested Revenue)
Empresas de serviços precisam avaliar se venderam o contrato comercial adequado aos seus clientes. Esse insight é essencial para aprimorar futuras negociações de contratos e estratégias de precificação.
Quando o faturamento é baseado em Preço Fixo, a receita geralmente é reconhecida conforme o progresso ou marcos do projeto. No entanto, incluir cálculos de Tempo e Despesas (T&E) pode oferecer informações valiosas sobre desempenho e lucratividade. Veja por quê:
- Monitoramento de Desempenho: Acompanhar o tempo real e as despesas do projeto permite avaliar se ele está seguindo o planejamento. Essa análise ajuda a identificar desvios no orçamento ou no cronograma antecipadamente, possibilitando ajustes rápidos.
- Análise de Rentabilidade: Mesmo em contratos de preço fixo, rastrear os custos reais (por meio de T&E) permite calcular com precisão a margem de lucro do projeto. Isso é essencial para medir o sucesso financeiro e otimizar estratégias de precificação futuras.
Agora, novos campos de Receita Sugerida estão disponíveis para dados de fase temporal (Timephase). Esses campos representam a receita como se fossem calculados com base no modelo de faturamento T&M (Time & Materials), oferecendo mais visibilidade sobre a performance financeira dos projetos.
Objetos personalizados híbridos
A interface híbrida agora suporta Objetos Personalizados, incluindo visualização em grade, pesquisa, filtros e configurações. Com essa melhoria, todos os recursos dos Objetos Personalizados estarão disponíveis, trazendo para a UI Híbrida funcionalidades semelhantes às da UI Clássica.

Figura 3 – Visão híbrida de objetos personalizados
2 – Recursos de disponibilidade controlada.
UI – Novo tema para páginas de detalhes
A aparência e a funcionalidade das páginas de detalhes de vários módulos, como Projetos e Tarefas, estão sendo aprimoradas. As mudanças incluem atualizações no esquema de cores, nas fontes e no espaçamento, o que melhora a legibilidade e facilita a leitura. Além disso, essas alterações deixam a interface mais moderna e agradável.

Figura 4 – Exemplo de tela de detalhes com tema melhorado
Suporte a Calendários Fiscais Personalizados
Agora, além dos formatos padrão (padrão, 4-5-4 e 4-4-5), o sistema permitirá o uso de calendários fiscais personalizados. Isso dará mais flexibilidade para que os clientes possam planejar suas finanças com base em períodos fiscais específicos.
O sistema permitirá o carregamento de datas personalizadas, abrangendo até 2 anos de histórico e 10 anos de planejamento futuro, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas.
DESTAQUE DO YOUTUBE
O Mendix, ecossistema de desenvolvimento low-code avaliado como líder pelo Gartner, nos reconhece como um Silver Partner.
Domain Model no Mendix | O que é e Como Funciona
CSS no Mendix | Como Fazer Estilização Passo a Passo
Como Gerar PDF no Mendix | Tutorial Completo TWRT
Criar Apps no Mendix: Guia Completo para Iniciantes
Mendix IA: Introdução à MAIA e o Futuro do Desenvolvimento Low-Code
Treinamento de Modelos de IA: O que é e Como Funciona
Guia Studio Pro : Navegação
Novidades da Planview em 2025 – Inovações que Estão Transformando o Trabalho Conectado